Unimed Planalto Central
 
Unimed Planalto Central
Unimed       Planos       Agenda       Serviços       Portal TISS       Informações       Notícias       Contato
InícioDProjeto Nossa Velha - Nova Cruz AltaDProjeto Nossa Velha - Nova Cruz Alta

Projeto Nossa Velha - Nova Cruz Alta

 Obs: para assistir os projetos com música, utilize um PC com Windows


  A HISTÓRIA DE CRUZ ALTA EM IMAGENS

 

   A história de Cruz Alta é uma das mais ricas dentre todas as outras cidades do Rio Grande do Sul. Aliás, em alguns momentos ela se confunde com a própria história do Estado e, até mesmo, do Brasil.

   Ela já foi contada de várias maneiras através dos tempos. Historiadores importantes como Josino dos Santos Lima, Isaltina do Pillar Rosa, Prudêncio Rocha e, mais recentemente, Rossano Cavalari, cada um à sua maneira, vêm contribuindo para que ela não se perca e não se distorça. Já tivemos livros, trabalhos e artigos sobre fatos, personagens, aspectos políticos, sócio-econômicos, arquitetônicos etc., todos eles importantíssimos e de valor inestimável.

  Outra forma de preservarmos a memória da história é através de imagens, dinâmicas ou estáticas.

    Não fossem as imagens, a memória visual dos locais e personagens importantes da historia jamais seriam conhecidos pelas gerações subseqüentes. Primeiramente se deu a partir de desenhos e pinturas. Mas depois, pelo surgimento da fotografia, em 1826, na França, a história pôde ser contada com mais precisão e fidelidade. E mesmo com as distâncias colossais entre os continentes na época, comparadas às de hoje, quando temos acesso praticamente automático a tudo o que acontece no planeta, Cruz Alta não tardou tanto a ter a oportunidade de ser fotografada. Já há registros fotográficos da cidade ainda no século 19, com fotos datadas em torno de 1880.

   Alguém já disse: “... A fotografia é uma “máquina do tempo”, pela forma na qual nos leva ao passado... É o veículo mais rápido para nos levar a algum lugar... Pode nos mostrar um passado bem distante, nos contar uma história... É um detonador de emoções... É um instante de tempo congelado na memória... Nenhuma outra forma de expressão artística é tão contundente, tão profunda, tão exata, tão crua, ou tão emotiva como uma fotografia. "  E Cruz Alta , com as suas, se insere nisso tudo.

   No Projeto Nossa Velha-Nova Cruz Alta tentamos resgatar essa Cruz Alta registrada no papel, transformando-a em bites digitais que, distribuídas para milhares de pessoas através da internet, acabam se eternizando. Através de pesquisas, ”garimpagens” e doações de “retratos” antigos temos condições de “salvar” centenas, quiçá milhares de exemplares condenados ao esquecimento e à destruição. Neste projeto, paisagens e prédios antigos são comparados com os atuais, de modo que num simples clique do teclado podemos viajar por mais de 100 anos, analisando de uma maneira objetiva o contraste dos tempos. Às vezes boas surpresas são constatadas, quando vemos prédios históricos preservados, mas, não raro, denunciamos a destruição da memória arquitetônica original, geralmente pela substituição de belos prédios antigos por outros de muito menor beleza, quando não, sinceramente feios.

 

 

O PROJETO

 

Em 2007 recebi de um amigo, por e-mail, uma coleção de cerca de 30 fotos antigas de Cruz Alta, a maioria dos anos 1940. Foi o que bastou para ativar meu até então pouco expressivo, diria até quase desconhecido, lado saudoso e, até certo ponto, nostálgico. Imediatamente, olhando aquelas fotos, mesmo nascendo muitos anos após elas serem tiradas, imaginei como estivesse naquele tempo, caminhando naquelas aparentemente abandonadas ruas da cidade, uma calmaria inimaginável nos tempos atuais. No mesmo instante tentei, em minha mente, comparar aquelas imagens com a Cruz Alta de hoje. Pensei então em fotografar os mesmos locais na cidade atual, nos mesmos ângulos, para ver exatamente o que havia mudado. Fiz uma rápida montagem em Power Point e o resultado foi extremamente gratificante. Resolvi repartir esse prazer com amigos, não mais que 15, que constavam em meu catálogo de endereços do computador. Com a ajuda da gigante rede da internet, logo milhares de internautas, cruzaltenses ou não, já haviam recebido o projeto e recebi dezenas de mensagens de felicitações e estímulo para que fizesse outros. Foi o combustível necessário para criar o "Projeto Nossa Velha-Nova Cruz Alta".

Então parti à procura de fotos antigas de Cruz Alta. Visitei estabelecimentos públicos, privados, militares, escolas, conversei com pessoas de idade, pesquisei na internet, em livros e documentos antigos, recebi, bem como recebo até hoje, valiosas contribuições de amigos e cada vez mais pessoas têm visto os projetos que tenho produzido. Recebo ainda, com freqüência, e-mails de internautas ex-cruzaltenses de outras cidades, outros estados e até de outros países, que relatam de maneira emocionada a alegria em rever aquelas paisagens que fizeram parte de sua infância, adolescência ou qualquer outro momento em que por aqui estiveram e foram felizes. Muitos vinham apenas passar as férias, mas também aprenderam a amar essa terra.

Aos poucos, também, notei que ao mesmo tempo estava contando, através de fotos e algumas informações, a história de Cruz Alta, já esquecida ou até mesmo nunca sabida, para maioria dos cruz-altenses. Por outro lado, acabava mostrando, através das fotos atuais, a Cruz Alta de agora, para que os ex-Cruzaltenses pudessem ver como a cidade está hoje.

Frequentemente professores, palestrantes e outros profissionais entram em contato comigo solicitando autorização para apresentar meus projetos em aulas, encontros, palestras etc. Desde já digo à todos: estejam à vontade, pois eu não sou dono da história da cidade ! Eu apenas junto as fotos, adiciono uma canção e a conto, mesmo que de uma maneira diferente, aproveitando a tecnologia da internet e sua capacidade de chegar à milhares de pessoas.

Apesar do trabalho intenso que tenho que dispor para realizar os projetos, fotografando, pesquisando, visitando lugares e pessoas na procura de fotos antigas e informações e horas no computador editando-as, tudo feito em meu já escasso tempo de folga (aqui já agradeço a paciência e compreensão da minha família, pela relativa ausência em épocas da realização de um novo projeto), pra mim é um grande e gratificante prazer e enquanto tiver material e estímulo pessoal continuarei a produzi-los, pois acredito que assim contribuirei para que a memória da cidade não desapareça.    

Alguém já disse que o povo que esquece seu passado compromete seu presente e, consequentemente, seu futuro, pois o presente se faz do passado, assim como o futuro se faz do presente.O passado de uma cidade à sua população pertence, e dessa forma acredito que todo material que estou adquirindo deva ser repassado a ela. Quanto mais pessoas o receberem, menor risco dele ser perdido, assim como já aconteceu, infelizmente, com milhares de fotos e documentos antigos que foram extraviados, destruídos ou simplesmente colocados no lixo, por herdeiros descompromissados com o passado e com a história.

Espero que gostem dos trabalhos e fico à disposição para qualquer questão relacionada.


Alfredo Roeber

 

AGRADECIMENTO

UnimedUm agradecimento especial à UNIMED PLANALTO CENTRAL, de Cruz Alta-RS, que prontamente aceitou ser minha parceira, disponibilizando um espaço em seu site para publicação do projeto.

Coincidência, ou não, essa Unimed, criada em 1977, inicialmente com o nome de Unimed Cruz Alta, ao invés de construir nova sede, em 1988 adquiriu e reformou casa histórica do município (fotos ao lado), casualmente indo de encontro a um dos objetivos do projeto “Nossa Velha-Nova Cruz Alta”, que é o de estimular a preservação do patrimônio histórico da cidade.

 

LOCAIS REPETIDOS

Os projetos vão sendo produzidos conforme novas fotos vão sendo adquiridas, de modo que por vezes os mesmo lugares são novamente retratados e fotos de ângulos parecidos são utilizadas, mesmo que de outra época. Não há como evitar isso, pois seria impossível refazer os projetos cada vez que uma nova foto de um lugar já publicado chega em minhas mãos.

Assim, sugiro que os projetos antigos sejam revistos tanto quanto possível para que se memorizem os lugares que já apareceram, comparando-os com as novas fotos, para melhor análise da evolução do local.

ATUALIZAÇÕES

Devido à frequentes acréscimos de novas informações, substituições de fotos por outras de melhor qualidade, bem como à esporádicas correções de equívocos ou erros de digitação, os projetos serão atualizados sempre que necessário, porém não serão mudanças importantes, ficando sua estrutura básica inalterada. Ao lado dos projetos constará a data da última atualização de cada um deles. Assim, acesse o site com frequência e, se necessário, atualize seus arquivos.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

Este trabalho está totalmente aberto à críticas e sugestões, já que o objetivo é enriquecê-lo constantemente. Idéias, comentários e novas informações sobre fotos são muito bem vindas, bem como o envio de fotos antigas de Cruz Alta, documentos ou questões interessantes sobre a cidade. As informações sobre as fotos antigas são provenientes de pesquisa e conversa pessal com pessoas da época, de modo que não descartamos algum equívoco. Quem questionar alguma informação, fique à vontade em comunicar-nos que averiguaremos.

ESCLARECIMENTO

Ao contrário do que muitos pensam ou podem imaginar, este projeto não é  "patrocinado" financeiramente, tendo como único estímulo e combustível o meu próprio interesse pelo assunto e também a satisfação que as pessoas demonstram ao  recebê-lo. O único apoio privado que precisei foi conseguido com a UNIMED PLANALTO CENTRAL - RS, que pronta e gentilmente me disponibilizou um espaço em seu site.

GALERIA DE FOTOS

Devido aos incontáveis pedidos de envio de fotos avulsas da Cruz Alta antiga, disponibilizamos para visualização e download inúmeras fotos isoladas, algumas que já apareceram nos projetos publicados e outras inéditas. Esperamos, dessa forma, que elas se perpetuem digitalmente por gerações (ou qualquer outra tecnologia que possa surgir), para que nossos descendentes possam saber como era a nossa Cruz Alta "de antigamente".

Para salvar uma foto clique primeiramente na miniatura para abrí-la e depois com o botão direito e  " Salvar imagem como..."

 

MANTENHA-SE INFORMADO

Caso queira ser informado sobre atualizações e novos projetos, envie um e-mail para que eu possa lhe cadastrar no meu catálogo de endereços.

e-mail: roeber@comnet.com.br

DICIONÁRIO DE CRUZ ALTA

Lançado em agosto de 2011 o livro "Dicionário de Cruz Alta ...", de autoria de Rossano Viero Cavalari. Trata-se de uma obra ímpar, contendo expressões, verbetes, palavras, ditos populares, personagens e locais que fizeram e ainda fazem parte da história de Cruz Alta, desde os seus primórdios. Uma obra imperdível para (ex) cruzaltenses e para todos aqueles que se interessam pela história do Rio Grande do Sul.

Aos interessados, entrar em contato com: rossanocavalari@gmail.com

 

## PARA ASSISTIR OS PROJETOS COM MÚSICAS UTILIZE O COMPUTADOR COM WINDOWS ##

 

 


A história do Projeto

O Projeto na TV

A Cruz Alta de Érico Veríssimo

Cruz Alta 190 anos

Erico Veríssimo na Coxilha Nativista

Conheça os projetos - últimas atualizações

Galeria de Fotos

Escola Margarida Pardelhas Escola Margarida Pardelhas Escola Margarida Pardelhas Escola Margarida Pardelhas Marquionatti Maçonaria Lagoa do Cemitério Lagoa do Cemitério Lagoa do Cemitério Lagoa do Cemitério Clube Internacional Igreja Metodista Igreja Matriz Igreja Matriz Igreja Matriz Igreja Matriz Igreja Matriz Igreja Matriz Igreja Matriz Igreja de Fátima Igreja de Fátima Hospital São Vicente Hospital São Vicente Hospital São Vicente Hospital São Vicente Hotel Serrana Hotel Espellet Hotel Espellet Hotel Espellet antigo Hotel Cruz Alta Hospital da Guarnição Hospital da Guarnição Hospital da Guarnição Ginásio Municipal Avenida General Osório Avenida General Osório Avenida General Osório Avenida General Osório Avenida General Osório Avenida General Osório Avenida General Osório Avenida General Osório Avenida General Câmara Avenida General Osório Avenida General Osório Avenida General Osório Avenida General Osório Avenida General Osório Avenida General Osório Avenida General Osório Avenida General Osório Avenida General Osório


« Anterior  |  Próxima »

Página:  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 (32) 33 34



« Voltar | Topo

Unimed Planalto Central
Rua General Câmara, 589, Centro - Cruz Alta, RS
© 2009-2017 Unimed Planalto Central - Produzido pela Netface
ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar   ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar